Facilidade
Pelotas contará com unidade Tudo Fácil em breve
Governo do Estado e Pop Center deverão assinar contratos para instalação do serviço até o início de dezembro; inauguração é prevista para março
Carlos Queiroz -
O projeto de implementação de uma unidade Tudo Fácil Cidadão em Pelotas já está em andamento. Nesta quinta-feira (20), o secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Estado, Cláudio Gastal, esteve em Pelotas para conhecer o espaço no Pop Center em que será sediado. A previsão é de que em março a unidade já esteja em operação, disponibilizando cerca de 60 serviços essenciais, como emissão de carteira de identidade e de CPF.
Pelotas será a quarta cidade do interior do Estado a contar com uma unidade e a segunda na Zona Sul. A primeira a ter o serviço foi Rio Grande, que no período de três meses de funcionamento já contou com mais de sete mil atendimentos. O Tudo Fácil consiste em uma iniciativa do governo gaúcho de reunir em um só local diversos atendimentos de serviços públicos aos cidadãos. No município, a unidade funcionará em um espaço de 350 metros dentro do prédio do Pop Center, próximo à porta de saída para a praça Cipriano Barcelos. A escolha do local, conforme o secretário, é definida pelo potencial de circulação da população. A projeção é de que sejam prestados de quatro a cinco mil atendimentos mensalmente.
A perspectiva é de que a implementação do Tudo Fácil gerará 60 empregos diretos. Entre os atendimentos disponibilizados também poderá haver serviços municipais que, de acordo com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), o Executivo ainda está estudando os de maior demanda dos pelotenses para a disponibilização. Ainda segundo o secretário Cláudio Gastal, a descentralização das unidades pelo interior tem o intuito de levar o Estado ao cidadão.
Durante a agenda de visita ao município, o secretário teve uma reunião com a direção do Pop Center para discutir o contrato, que tem a previsão de assinatura até o início de dezembro. "As obras ficam a cargo do Pop. O Estado fornece mobiliário, pessoal e equipe terceirizada com os serviços e gestão, além de arcar com a utilização do espaço", explica Gastal.
Ainda conforme o gestor, os gerentes e subgerentes que atuarão no Tudo Fácil já foram selecionados, assim como o restante dos profissionais que serão de uma empresa terceirizada.
Útil ao agradável
A escolha do local sede para a unidade Tudo Fácil passou pela possibilidade de ser no antigo prédio do IPE Saúde. No entanto, a escolha pelo Pop Center foi feita a partir da possibilidade de agregar duas demandas: um espaço bem localizado para o serviço e, como consequência, acrescentar maior movimentação aos permissionários.
"É uma solução que agrada a todos. Vamos oferecer um bom local para os contribuintes do Estado e ao mesmo tempo uma perspectiva de melhoria ao comércio do Pop Center", diz Paula Mascarenhas.
Tudo Fácil empresas
Outra facilidade que em breve estará disponível em Pelotas é o Tudo Fácil Empresas. A novidade é uma plataforma 100% digital, disponibilizada pelo governo do Estado, coordenada pelo Descomplica RS e Jucis RS. Em parceria com o Sebrae, irá facilitar e agilizar o processo de abertura de novos negócios. Conforme o secretário, no serviço é possível abrir uma empresa, considerada de baixo risco, em até dez minutos, tudo virtualmente, sem qualquer emissão de papel. A implantação está em fase de elaboração de um Projeto de Lei pela prefeitura, adequando a legislação local e alinhando as prerrogativas necessárias com a legislação federal.
O PL está em análise na Secretaria de Governo para, posteriormente, ser protocolado na Câmara Municipal.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário